Sobre nós | About us
Comunicação e Imagem
Estratégias de comunicação dos valores, propósitos e objetivos corporativos
Não basta sê-lo é preciso parece-lo
Com a missão especifica de transmitir a imagem verdadeira e apropriada da empresa, dos seus sócios e fundadores, seus princípios e valores, áreas de Actuação e serviços, projetos e intervenções, este departamento foi numa fase inicial responsável pela conceção do logotipo da empresa e da sua linha gráfica, estando atualmente envolvido com a manutenção da empresa nas redes sociais, presença em blogs e na elaboração e atualização deste site.
Assim, uma imagem corporativa busca aprimorar a percepção pública de uma empresa diante de uma determinada comunidade .
Ou, é uma percepção pública que uma empresa possui. Desta forma, ela é formada de atributos que a empresa constrói ao longo de sua vida (PERES, 2017).
A imagem de uma empresa procura refletir o que ela tenciona espelhar para os consumidores e o público em geral.
Em muitas situações, ela, refletida nos consumidores, pode trazer simpatia, antipatia, aversão etc. Em outras circunstâncias, ainda, a mesma imagem pode refletir valor, segurança, felicidade, conforto, desempenho, status etc.
Desta forma, uma imagem corporativa pode ser fruto da postura de uma empresa estruturada por diversos aspectos sociais, econômicos, políticos etc., e por diversos contextos; e, esta postura pode contribuir de forma positiva ou negativa no universo perceptório de dados consumidores, ou de um grupo de consumidores.
De tal sorte, que administrar a imagem de uma empresa requer que esta tenha uma comunicação alinhada ao mercado.
Assim, na maioria das situações, esta empresa deve se pautar:
• Pela ética.
• Por uma imagem corretamente definida e comunicada.
• Com um propósito claro e transparente.
• Por uma equipa envolvida.
• Por uma reputação sólida e sustentável.
• Por uma estratégia bem definidas.
• E, com uma cultura jovem e flexível às mudanças do ambiente.
Seguindo este norte, toda empresa, no que tange a imagem corporativa, deverá zelar por ter uma consistência na mensagem. Desta forma, para que ela melhor defina esta sua imagem, ela deverá se alinhar ao mercado. Isto é, estudá-lo. Dito de outra forma,
• É saber/conhecer quais são os interesses e às necessidades das pessoas ambicionadas pela empresa.
• Quais são as tendências tecnológicas apontadas pelo mercado.
• Quais são os costumes sociais e as tendências destes costumes.
• Como anda a concorrência e os fornecedores.
• E, qual é a situação política e econômica daquela região.
Assim, e após este estudo, e só então, deverá ajustar suas “velas” no sentido de melhor definir que estratégias seguir, a fim de atingir o objetivo ambicionado.
Desta forma, e depois de ter ultrapassado esta primeira etapa do planejamento, a empresa deve consolidar sua imagem.
Para tal, como explicitado acima, a imagem da empresa deve ser devidamente trabalhada. Pois, como se sabe, é natural dos seres humanos enxergarem uma determinada coisa a partir de seus valores, crenças, experiências, percepções etc.
Desta forma, cabe ao administrador da empresa ajustar/reformular a imagem da organização, que está à frente e conectá-la ao ambiente que opera. Isto é feito com a finalidade de criar um alinhamento da imagem - dela - com os objetivos ambicionados.
Para Kotler e Armstrong (1993, p. 419), ele deve rever:
• Seus processos seletivos.
• Seus processos de capacitação.
• Mexer na estrutura da loja. Desde o layout a decoração.
• Aprimorar os processos na busca de maior desempenho.
• Investir em novos serviços e inovação.
• Investir em propaganda e merchandising.
• Alinhar-se as novas estratégias no campo da responsabilidade socioambiental,
• Constituir parcerias, entre outros.
É importante ratificar que uma imagem empresarial só deve ser efetivada se os valores, propósitos, objetivos e estratégias estiverem conectados, entendidos, introjetados em todas as pessoas que fazem parte da empresa. Isto porque, a propaganda e as outras ações de marketing, por melhor que sejam, não conseguem enganar por muito tempo todas as pessoas.
Desta forma, o administrador da empresa tem que ter em mente que uma imagem corporativa não é um desejo, uma benção, ou fruto de uma estratégia; mas, nasce de um propósito e de uma conduta que faça valer a imagem ambicionada pela empresa.
Departamento de divulgação e imagem
Com a missão especifica de transmitir a imagem verdadeira e apropriada da empresa, dos seus sócios e fundadores, seus principios e valores, areas de actuação e serviços, projectos e intervenções, este departamento foi numa fase inicial responsável pela concepção do logotipo da empresa e da sua linha gráfica, estando actualmente envolvido com a manutenção da empresa nas redes sociais, presença em blogs e na elaboração e actulização deste site.
https://sites.google.com/site/gmarquescc
Brochuras informativas
No ambito do departamento encontra-se igualmente a elaboração e difusão, junto dos seus clientes e outras empresas, de brochuras informativas de matérias contabilisticas e fiscais e das alterações mais relevantes verificadas num determinado periodo referindo-se a titulo de exemplo as divulgações efectuadas a quando da transição para o euro, a implantação da IES-Informação empresarial simplificada, a transição em 1 de Janeiro de 2010 para o Sistema de Normalização Contabilistica, a certificação obrigatória dos programas de facturação, o código contributivo e o relatório unico.
Em fase de projecto está a criação de uma newsletter que com caractér regular sirva de canal de divulgação de matérias ecomomicas e tributárias, a distribuir via email pelos clientes e outras empresas que a solicitem.
Gonçalves & Marques nas redes sociais
É outro dos projectos em desenvolvimento pelo departamento.
Siga-nos no facebook.
Logotipo da empresa. "Explicando o simbolismo"
O logo da empresa consiste num quadrado de cor dourada, amarelo claro, tendo por limite uma fina linha preta. Tem no seu interior as iniciais "GM" e na parte inferior direita um pequeno rectangulo de cor branca com uma pequena cruz azul. Saiba o que representa.
Departamento de divulgação e imagem
Depart mente manadre
GiGi